Saturday, December 12, 2009

 

Diálogo em LIBRAS.

Realizei esta atividade na Interdisciplina de LIBRAS.




Olhem atentamente o diálogo e os sinais e tentem responder com poucas palavras:


Qual é o tema central do diálogo?
Em que lugar o diálogo está acontecendo?
Você reconheceu alguns sinais? Quais? Cite ao menos 5 sinais.











A interdisciplina de LIBRAS despertou muito minha atenção, pois já conhecia o alfabeto dos sinais. Lembro que na minha infância assisti a novela Sol de Verão (1982), da Rede Globo que o ator Tony Ramos interpretava o Abel, um deficiente auditivo.

O personagem Abel teve grande repercussão entre o público na época. Nas escolas, as crianças passaram a reproduzir a língua dos surdos-mudos. Brincávamos nos comunicando com o alfabeto e lembro dos sinais até hoje.

Na aula presencial de LIBRAS tivemos que nos apresentar utilizando o alfabeto dos sinais, e eu já sabia os sinais das letras do meu nome.

Tive mais dificuldade nas atividades de interpretar os diálogos, pois a Língua de Sinais têm uma modalidade visual-motor, ou seja, os sinais são percebidos pelo canal visual, e não pelo auditivo (como no caso das Línguas Orais). Percebi que foi difícil me desligar do mundo dos ouvintes e me conectar completamente a comunicação visual, pois a língua de sinais possue recursos de expressão associados a ela, como os gestos e a expressão facial. Acredito que se trabalhasse mais com estes recursos poderia melhorar o meu desenvolvimento no aprendizado da Libras.

Labels:


Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?