Sunday, December 13, 2009

 

O que é avaliar?




Brincar com a criança não é perder tempo, é ganhá-lo. Se é triste ver meninos sem escola, mas triste ainda é vê-los enfileirados em salas sem ar, com atividades estéreis sem importância alguma para a formação humana.


Drumonnd




Acredito que a aprendizagem constitui-se em um processo contínuo e dinâmico em que se afirma, se constrói e se desconstrói.
Se faz na incerteza, com flexibilidade, aceitando novas dúvidas, comportando a curiosidade, a criatividade que perturba, que levanta conflitos.









Reflexão sobre a avaliação que realizo com meus alunos.





Avalio os meus alunos diariamente, tanto na realização de uma tarefa em aula ou de casa, como trabalho individual ou em grupo.
Trabalho com portfólio de aprendizagem e a cada trimestre inicia a coleta de materiais produzidos pelos alunos e que no final do trimestre são entregues junto com a prova do trimestre.
Com base neste portfólio consigo acompanhar o crescimento dos alunos e intervir nos pontos que precisam ser melhorados tanto por eles quanto por mim, no meu trabalho.
As escolas em que atuo utilizam-se de pareceres e para mim torna-se mais fácil a avaliação dos portfólios que são as atividades produzidas pelos alunos durante o trimestre, que consigo avaliar o desenvolvimento dos mesmos. Os pais aprovam, pois tem uma visão geral do aprendizado dos filhos.
Eu me preocupo muito com a aprendizagem dos meus alunos e reflito muito sobre a minha prática pedagógica e sempre avalio os métodos que utilizo se estão adequados para o aprendizado da turma.
Acredito que o portfólio um instrumento autêntico e precioso na avaliação do desenvolvimento das tarefas da aprendizagem, é mais participada, porque envolve a partilha do poder entre professor, aluno e pais. É reflexiva, pois permite rever critica consciente e sistematicamente o trabalho feito.
Proporciona ao professor um melhor conhecimento acerca do aluno, das suas características, das suas necessidades, da metodologia que melhor se adapta a cada um.
Contribui para o aumento da auto-estima do aluno, na medida em que tem mais possibilidades de mostrar o que sabe e o que consegue fazer.
Pressupõe-se um ambiente de aprendizagem que valoriza as capacidades de reflexão, análise crítica, aprendizagem pelo erro, cooperação, partilha de poder, que propõe diversas oportunidades para os alunos mostrarem as suas reais capacidades (e não se centre exclusivamente nos testes de avaliação), que tem por base a responsabilização dos alunos pelo seu próprio trabalho e a sua crescente autonomia.

Labels:


Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?