Thursday, December 10, 2009

 

Plano de aula elaborado a partir das leituras da Interdisciplina.

PLANO DE AULA

A) Nível/ Etapa de Ensino: O planejamento foi elaborado pensando em uma turma de 4ª série / 5º ano do Ensino Fundamental de 9 anos.




B) Temática focalizada: Fábulas




C) Justificativa (da temática escolhida):
Saber que a linguagem escrita tem o poder de propagar idéias e valores através dos tempos veja a presença marcante das fábulas e seu não envelhecimento nas gerações de crianças. Saber que é por meio da criatividade humana que um texto amplamente conhecido pode sofrer alterações e ganhar novo fôlego e público de interesse.
“Ao construir narrativas, a criança brinca com a realidade e encontra um jeito próprio de lidar com ela” (GURGEL, 2009).

D) Roteiro das atividades:

1) Leitura
2) Produção textual



3) Jogo



4) Sistematização

E) Descrição das atividades:

1) Leitura: Fábula “A CIGARRA E A FORMIGA”.

1.1) Objetivo: Promover o prazer pela leitura, estimulando a imaginação, a criatividade na expressão oral.




1.2) Organização da turma: A turma estará disposta em pequenos grupos no laboratório de informática.




1.3) Organização dos materiais: Os alunos acessam o site que contêm a estória (anexo 1). Os alunos acessam o site (anexo 2) que é um vídeo com uma versão animada da fábula.




1.4) Desenvolvimento:




1º Momento: Após a leitura do texto (anexo 1), os alunos devem ser divididos em
pequenos grupos. Nestes grupos os estudantes devem indicar uma relação de
palavras que caracterizam as personagens Cigarra e Formiga.




2º Momento: No laboratório de informática os alunos devem inicialmente acessar
o site (anexo 2).
O vídeo é uma versão animada da fábula " A Cigarra e a Formiga" que pode ser
utilizado para promover uma discussão sobre valores morais com os alunos. Será
comentado aos alunos que este é um texto antigo e amplamente conhecido.




3º Momento: Neste momento, o professor deve registrar todos os apontamentos
dos alunos. Observando os comentários dos deles, o professor indicará ou
não a necessidade de pesquisa. Exemplo: pode-se orientar uma pesquisa com os
alunos para o significado da expressão valores morais e das palavras associadas a
esses valores que os alunos indicaram na relação de palavras que realizaram no
primeiro momento. O professor deve conduzir a pesquisa, de forma que os alunos ao
final da atividade conheçam o conceito de fábula.
Este é um dos sites que podem ser indicados aos estudantes para conhecerem
esse conceito:
http://www.girafamania.com.br/tudo/a_lfabula.html (anexo 3)




4º Momento: Ainda no laboratório de informática, o professor indicará o site abaixo
para os alunos acessarem. Trata-se de um recurso de áudio que retrata uma nova
versão para a fábula "A Cigarra e a Formiga". Nesta versão a cigarra transforma-
se em uma cantora famosa e a moral da estória está em uma relação equilibrada
entre trabalho e lazer na vida de cada indivíduo. Os alunos devem retomar a lista
de características para as personagens Cigarra e Formiga desenvolvida na
atividade 1 e promover as alterações necessárias.
Promover uma discussão sobre a versão abordada na mídia questionando aos
alunos sobre os pontos que concordam em cada versão da fábula apresentada.
(anexo 4)

2) Produção textual: Reescrevendo estórias: A cigarra e a formiga




2.1) Objetivo: Elaborar em grupos, suas próprias versões para a fábula e estimulá-
los a criatividade orientando os alunos para que não façam cópias, pois a
atividade consiste em reescrever a fábula, ou seja, com a ótica de um novo olhar.




2.2) Organização da turma: Atividade em grupo no computador.




2.3) Organização dos materiais: No laboratório de informática os alunos devem
elaborar em pequenos grupos, a própria versão para a fábula. A atividade
consiste em reescrever a fábula, ou seja, com a ótica de um novo olhar.




2.4) Desenvolvimento: Essa atividade se constituirá da tarefa de transposição da
estória criada em cada grupo por uma história em página web. Para isso os
alunos poderão criar wikis. Cada wiki será formada pelo texto criado em sala de
aula e enriquecida com imagens e links que agreguem informações ao texto, seja
para esclarecer o significado de alguma palavra ou levar mais informação ao leitor
da wiki.

3) Jogo




3.1) Objetivo:Testar os conhecimentos sobre a fábula “A cigarra e a formiga”.




3.2) Organização da turma:individual




3.3)Organização dos materiais: Acessar os sites dos jogos (anexo 5).




3.4) Desenvolvimento: A professora irá propor que os alunos acessem os sites
sugeridos para testarem seus conhecimentos sobre a fábula estudada, com o jogo
do Quis, palavras cruzadas, construção de frases, jogo de imagem e de lacunas.


4) Sistematização

4.1) Objetivo: Rever o assunto da temática através de visitas aos wikis dos
colegas, incentivando a leitura, a observação, comparação e desafiando os alunos
a produzir comentários uns nos textos dos outros.

4.2) Organização da turma: grupos




4.3) Organização dos materiais: computador e wiki




4.4) Desenvolvimento: Ao final da atividade os grupos devem interagir, fazendo
comentários uns nos textos dos outros, na própria estrutura da wiki.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS




GURGEL, 2009, “Tem um monstro no meio da história (GURGEL,2009). In: Revista Nova Escola. Agosto 2009.




KLEIMAN, Angela (2006). Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola.




http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=9 Acesso 10.12.2009.




http://criancas.uol.com.br/historias/fabulas/flash/cigarrasom.jhtm Acesso 10.12.2009.




http://www.girafamania.com.br/tudo/a_lfabula.html Acesso 10.12.2009.




www.ensino.eu/vitor/construcaodefrases4.htm Acesso 10.12.2009.




www.ensino.eu/vitor/lacunas4.htm Acesso 10.12.2009.




www.ensino.eu/vitor/palavrascruzadas4.htm Acesso 10.12.2009.




www.ensino.eu/vitor/respostacurta4.htm Acesso 10.12.2009.




www.ensino.eu/vitor/jogodeimagens4.htm Acesso 10.12.2009.



ANEXO 1




http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=9




Era uma vez uma cigarra que vivia saltitando e cantando pelo bosque, sem se preocupar com o futuro.



Esbarrando numa formiguinha, que carregava uma folha pesada, perguntou: - Ei, formiguinha, para que todo esse trabalho?



O verão é para gente aproveitar!



O verão é para gente se divertir!



- Não, não, não! Nós, formigas, não temos tempo para diversão.



É preciso trabalhar agora para guardar comida para o inverno.



Durante o verão, a cigarra continuou se divertindo e passeando por todo o bosque.



Quando tinha fome, era só pegar uma folha e comer.



Um belo dia, passou de novo perto da formiguinha carregando outra pesada folha.

























A cigarra então aconselhou: - Deixa esse trabalho para as outras! Vamos nos divertir.


Vamos, formiguinha, vamos cantar! Vamos dançar! A formiguinha gostou da sugestão. Ela resolveu ver a vida que a cigarra levava e ficou encantada.


Resolveu viver também como sua amiga.


Mas, no dia seguinte, apareceu a rainha do formigueiro e, ao vê-la se divertindo, olhou feio para ela e ordenou que voltasse ao trabalho.


Tinha terminado a vidinha boa.


A rainha das formigas falou então para a cigarra: - Se não mudar de vida, no inverno você há de se arrepender, cigarra! Vai passar fome e frio.


A cigarra nem ligou, fez uma reverência para rainha e comentou: - Hum!! O inverno ainda está longe, querida!


Para cigarra, o que importava era aproveitar a vida, e aproveitar o hoje, sem pensar no amanhã. Para que construir um abrigo?


Para que armazenar alimento?


Pura perda de tempo.


Certo dia o inverno chegou, e a cigarra começou a tiritar de frio.


Sentia seu corpo gelado e não tinha o que comer. Desesperada, foi bater na casa da formiga. Abrindo a porta, a formiga viu na sua frente a cigarra quase morta de frio. Puxou-a para dentro, agasalhou-a e deu-lhe uma sopa bem quente e deliciosa.


Naquela hora, apareceu a rainha das formigas que disse à cigarra: - No mundo das formigas, todos trabalham e se você quiser ficar conosco, cumpra o seu dever: toque e cante para nós.


Para cigarra e paras formigas, aquele foi o inverno mais feliz das suas vidas.





ANEXO 2
http://criancas.uol.com.br/historias/fabulas/flash/cigarrasom.jhtm


ANEXO 3
http://www.girafamania.com.br/tudo/a_lfabula.html





ANEXO 4

Fábula


ANEXO 5

www.ensino.eu/vitor/construcaodefrases4.htm

www.ensino.eu/vitor/lacunas4.htm

www.ensino.eu/vitor/palavrascruzadas4.htm

www.ensino.eu/vitor/respostacurta4.htm

www.ensino.eu/vitor/jogodeimagens4.htm

Labels:


Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?